Currículo e Planejamento em Educação Física¹
Enéia Welter²
RESUMO
Este trabalho relata a importância, de que forma é trabalhada e como é vista a Educação Física pela direção, corpo docente e discentes da Escola Estadual de Educação Básica José Adolfo Maister. Bem como, o funcionamento das aulas em termos de horário, material, empenho dos professores, dos alunos, disponibilidade e interesse pela disciplina. Através de entrevistas é exposto como os alunos vêem a Educação Física na educação Infantil, Educação Fundamental: séries iniciais e finais e Ensino Médio, e o que de certa forma acham importante para sua formação. Indagar qual o papel e o compromisso da Escola frente à Educação Física Escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Escola. Mudança.
¹Trabalho desenvolvido na disciplina Currículo e Planejamento em Educação Física, orientado pelo Professor Fernando Jaime Gonzalez.
²Graduada do curso Educação Física, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, RS.
1. A ESCOLA
1.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
A Escola Estadual de Educação Básica José Adolfo Maister, situada na Avenida Dom Hermeto Pinheiro, 1590, telefone: 553355-1190, sob decreto de criação nº6508 de 13/05/1937, mantenedora a 32ª Coordenadoria de Educação, tem na Direção a Professora Lucia Maria Schneider, e mais três vice-diretoras e uma coordenadora pedagógica. Funciona em três turnos, pela manha: de 7ª série do Ensino Fundamental séries finais ao 3º ano do Ensino Médio, mais o 9º ano, estipulado como lúdico, à tarde: Pré – Escolar (Educação infantil), 1ª, 2ª, 3ª, 4ª séries (Educação Fundamental: séries iniciais) à 6º série (Ensino Fundamental séries finais), à noite: ensino médio e EJA, nas totalidades 3 à 9. A Escola tem aproximadamente 775 alunos, 43 professores, sendo que três desses atuam na área de Educação Física, ( Duas formadas a mais de três anos e um a um ano) na sua grande maioria já formados na graduação cursando especialização e 13 funcionários. A filosofia da escola é: Educar visando o crescimento global do ser humano. Tendo como objetivo geral, desenvolver o espírito comunitário, o zelo pelo patrimônio publico, hábitos de higiene e saúde, incentivar o convívio fraterno, o espírito de solidariedade social e aprimoramento cultural.
1.2 ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA
Está assim distribuído: treze salas de aula, uma biblioteca ampla, com bom acervo bibliográfico, uma área administrativa com secretaria, sala de direção, supervisão, orientação e sala dos professores, cozinha, refeitório, área coberta, quadra de esportes e laboratório. Conta também com um amplo ginásio de esportes próximo a escola. Sala de vídeo e informática, o qual nas horas vagas é aberto à comunidade, para pesquisa, funcionando com um Lang house, cujos fundos adquiridos a escola investe em materiais, como também os xérox tirados.
Cabe salientar que a escola não possui local adequado para atividades recreativas com todos os alunos, nem para quando for necessária a realização de reuniões e atividades com os pais.
1.2.1 ESPAÇO FISICO E MATERIAL PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
As aulas de educação Física são realizadas no ginásio, a quadra situada dentro da escola esta desativada devido à má condição, nos dias de chuva torna-se complicado, pois o ginásio fica a dois quarteirões da escola, principalmente para os alunos das séries iniciais, as aulas acabam sendo ministradas dentro da sala de aula.
Quanto a material da para se dizer que a escola é rica, possui: muitas bolas oficiais de todos os esportes, cones, redes, cordas, colchonetes, step, colchões, tornozeleiras, entre outros. Sendo que o um tanto dos fundos angariados são para a compra de mais materiais.
1.3 ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS
Na Educação Infantil, jardim B, de 05 a 06 anos, com carga horária semanal de 20 horas, com carga horária anual de 800 horas, com 04 horas de efetivo trabalho em sala de aula. Ensino Fundamental: séries iniciais, 20 horas semanais, com Ensino Globalizado, totalizando em 800 horas anuais, sendo que o Ensino Religioso é desenvolvido dentro da área de Ciências Humanas. Ensino Fundamental: séries finais, 09 componentes curriculares, com 25 horas semanais. Ensino Médio, 12 componentes curriculares, com carga horária semanal de 25 horas.
1.4 DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
O Objetivo Geral da Educação Física na escola é de proporcionar o desenvolvimento corporal e cultural, respeitando as individualidades, promovendo a sociabilidade e o senso crítico. Através de atividades especificas de Educação Física visar à construção do saber corporal, cultural, intelectual, social e afetivo do individuo.
Dos objetivos específicos:
- Compreender os significados do movimento corporal humano, trabalhando em todas as suas possibilidades e significações, para o desenvolvimento da corporeidade;
- Vivenciar e estabelecer relações com os diferentes padrões corporais em suas dimensões ética e estética, ampliando assim a sua visão critica construindo valores, analisando os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo exacerbado e o preconceito;
- Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas consigo e com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho, sem discriminar por diferenças pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
- Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Rio Grande do Sul e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas entre diferentes grupos sociais e étnicos;
- Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os como significativos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva;
- Solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, equilibrando, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com suas possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade;
- Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições de vida digna;
- Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.
Na Educação Infantil a Educação Física é de 03 períodos semanais, ministrados pela professora regente de classe, sendo estipulada no plano de curso como Expressão corporal, com os seguintes conteúdos: percepção dos movimentos dos grandes e pequenos músculos, jogos, brincadeiras, atividades com e sem elementos, rodas cantadas, recreação, relaxamento, dança com ritmos variados, freio inibitório, equilíbrio, lateralidade, respiração, deslocamento orientado e jogo de montar.
No Ensino fundamental: séries iniciais a Educação Física é ministrada em dois horários semanais, pelo professor regente de classe, não tendo nenhum acompanhamento ou orientação de um profissional habilitado na área de Educação Física. Conteúdos programáticos impostos no plano de curso de acordo com cada série:
Dos conteúdos programáticos:
1ª, 2ª e 3ª séries
Habilidades Motoras: esquema corporal, equilíbrio, lateralidade, freio inibitório, percepção visual, tátil e auditiva, contração, relaxação, orientação espaço temporal, corridas e saltos, coordenação motora ampla e fina, ritmo e força.
Jogos: recreativos, mímicos, de mesa, de salão, pré-desportivos, pequenos e grandes jogos, contestes.
Dança: movimentos naturais com ritmo, socialização rítmica, danças folclóricas, rodas cantadas, dança moderna e descoberta de sons. Locomoção, deslocamento, orientação, seqüência de movimentos.
4ª série
Jogos: pré-desportivos, recreativos, pequenos e grandes jogos, contestes, jogos de baixa e grande organização, jogos de salão e mesa e jogos sócio-afetivos.
Ginástica: com e sem aparelho (domínio e manejo do material), postural, habilidades motoras básicas e especificas circuitos escolares (ginástica de solo e ginastrada).
Dança: deslocamento no espaço físico com ritmo, danças da vida cotidiana, danças folclóricas, dança de salão.
Esportes: Jogos pré-desportivos (pequenos e grandes jogos).
5ª série
Jogos: recreativos, de salão, de mesa, desportivos, de socialização e afetivos.
Ginástica: artística, circuito escolar, postural, com e sem aparelhos.
Danças: folclóricas, de salão e da vida cotidiana.
Esportes:
Voleibol - Iniciação e fundamentos: saque, toque, manchete e cortada.
Sistema de jogo e regras básicas.
Futebol (de salão) – Iniciação aos fundamentos: passe, chute, drible, condução de bola, cabeceio, cobrança de lateral.
Sistema de jogo e regras básicas.
Handebol - Iniciação aos fundamentos: passe, drible e arremesso.
Sistema de jogo e regras básicas.
Basquete - Iniciação aos fundamentos: passe, drible e arremesso.
Sistema de jogo e regras básicas.
Atletismo – Corridas de velocidade, revezamento e fundo, salto em altura e distancia, arremesso de peso, regras básicas e lançamento de dardo e martelo.
6ª série
Ginástica: circuito escolar, com e sem aparelhos.
Jogos: recreativos, de salão, de mesa e desportivos.
Danças: ritmo, de salão e da vida cotidiana.
Esportes:
Voleibol - Fundamentos: saque, toque, manchete e cortada.
Sistema de ataque e defesa, regras básicas.
Futebol (de salão) – Fundamentos: passe, chute, drible, condução de bola, cabeceio, cobrança de lateral.
Handebol - Fundamentos: passe, drible e arremesso.
Regras básicas.
Basquete - Fundamentos: passe, drible e arremesso.
Sistema de jogo e regras básicas.
Atletismo – Corridas de velocidade, revezamento, salto em altura e distancia, arremesso de peso, regras básicas.
7ª série
Ginástica: circuito escolar, com e sem aparelhos, aeróbica (step).
Jogos: recreativos, de salão, de mesa e desportivos.
Danças: de salão e da vida cotidiana.
Esportes:
Sinalética e regras básicas.
Voleibol - Fundamentos: saque, toque, manchete e cortada.
Regras básicas.
Futebol (de salão) – Fundamentos: passe, chute, drible, condução de bola, cabeceio, cobrança de lateral.
Sistema de jogo e regras básicas.
Handebol - Fundamentos: passe, drible e arremesso.
Regras básicas.
Basquete - Fundamentos: passe, drible e arremesso.
Sistema de jogo e regras básicas.
Atletismo – Corridas de velocidade, revezamento, salto em altura e distancia, arremesso de peso, lançamento de dardo e pelota, regras básicas.
8ª série
Ginástica: circuito escolar, com e sem aparelhos, step.
Jogos: recreativos, de salão, de mesa e desportivos.
Danças: de salão e da vida cotidiana.
Esportes:
Sinalética e regras básicas
Voleibol - Fundamentos: saque, toque, manchete e cortada.
Sistema de ataque e defesa, regras básicas.
Futebol (de salão) – Fundamentos: passe, chute, drible, condução de bola, cabeceio, cobrança de lateral.
Handebol - Fundamentos: passe, drible e arremesso.
Regras básicas.
Basquete - Fundamentos: passe, drible e arremesso.
Sistema de jogo e regras básicas.
Atletismo – Corridas de velocidade, revezamento, salto em altura e distancia, arremesso de peso, regras básicas.
No que se refere ao Ensino Médio, temos como objetivos gerais:
- Respeito mutuo através de relacionamento entre colegas e professores, dentro dos desportos efetivando a dignidade e solidariedade em situação lúdicas e desportivas repudiando atitudes de violência,
- Aprimoramento das habilidades necessárias a fim de movimentar-se efetivamente por meio de exercícios, jogos e desportos.
Conteúdos programáticos;
1ª, 2ª e 3ª série
Desportos: voleibol fundamentos, (aprimoramento de habilidades do bloqueio, ataque, jogadas combinadas, sistemas de jogo).
- Regras de arbitragem.
- Futsal, fundamentos (aprimoramento das habilidades adquiridas, ataque, defesa, jogadas ensaiadas, fintas, sistema de jogo).
- Regras de arbitragem.
- Handebol fundamentos (aprimoramento das habilidades, técnico-táticas, estratégicas de jogo, fintas, arremessos, sistema de jogo).
- Regras de arbitragem.
Jogos Recreativos: tênis de mesa, bingo.
Ginástica: ginástica de solo (alongamento, flexibilidade, resistência, força muscular). Step (coreografias, criação, coordenação, memorização e ritmo). Ginástica localizada (trabalho de pequenos e grandes grupos musculares).
2. INVESTIGAÇÕES
As entrevistas foram realizadas com Direção, Supervisão, Professor da área de Educação Física e alunos de todos os níveis escolares.
Perguntas que foram ministradas:
Educação Infantil
Educação Fundamental: Séries Iniciais
Você acha que a Educação Física é importante?Por quê?
O que você mais gosta de fazer nas aulas de Educação Física?
O que mais você gostaria de fazer?
Educação Fundamental – Séries Finais
Como você vê as aulas de Educação Física que são ministradas na sua Escola?Por quê?
O que você espera aprender nas as aulas de Educação Física no próximo ano?
O que você acha que deve saber sobre a Educação Física quando concluir a 8ª série?
Ensino Médio
O que é Educação Física?
Quando concluir o Ensino Médio você espera saber o que e quanto saber sobre a Educação Física?
Direção, Supervisão e Professor
Para você qual a importância que a Educação Física tem na Escola?
O que você pensa sobre a Educação Física?
O que você acredita que ao final de cada nível escolar os alunos devem sair sabendo, ou tendo noção básica?
Das respostas obtidas:
Alunos da Educação Infantil e das séries iniciais, até a 3ª, responderam gostar da Educação Física, a acham importante porque brincam, alguns se referiram em momento de descanso para o corpo, dos itens citados referente ao que mais gostam destacam-se: pular corda, jogar caçador, rodas cantadas e brincadeiras. Já os alunos da 4ª série, se dividiram os meninos citaram futsal e algumas brincadeiras, as meninas, brincadeiras e jogos.
Das respostas dos alunos de 5ª a 8ª serie encontramos muitas divergências. A visão se torna mais ampla à medida que o nível escolar aumenta, e com isso a imposição a algumas atividades propostas tanto pelo plano como pelo professor.
Alguns alunos da 5ª série vêem a EDF como momentos de descontração, descanso das outras disciplinas, alguns acham que as aulas ministradas são boas, mas deveria ser mais livre, mais brincadeiras. Outros esperam aprender a jogar, tem desejo de ser reconhecido como grande atleta, ou poder jogar no time da escola e disputar jogos escolares, e a vêem de outra forma, como uma atividade que desperta o gosto para atividades fora da escola.
Alunos da 6ª e 7 ª série tem uma visão bastante critica, acham a Educação Física fundamental para o ser humano, desenvolvimentos do corpo e da mente, também acham que a mesma é importante quanto à matemática, e que os professores é que acabam deixando a desejar, conhecem o plano de estudos e colocam que muitas coisas não são trabalhadas, esperam conhecer e praticar todos os esportes, alguns citaram a importância de o professor estudar sobre o Pan2007. Acreditam ter de sair concluintes do Ensino Fundamental sabendo o básico sobre conceitos da Educação Física e conhecedores de todos os esportes.
Os educandos da 8ª série classificaram a EDF como peça fundamental para o bom desempenho motor e físico do ser humano, que segundo eles deve ser estimulado e trabalhado na escola. Foram bastante taxativos em relação às aulas ministradas em sua escola, afirmando que as mesmas deixam a desejar, inclusive devido à ausência de professor por licença médica, que é freqüente. Colocaram que o professor no inicio do ano letivo até as férias de julho é bastante dinâmico, trabalha e explica vários esportes, vivenciam aulas de step, (o que foi bastante frisado, devido ao gosto) e ginástica, ressaltaram que não é por vontade ou pedido de alguns, mas o futsal tem bastante prioridade. Quando foram indagados sobre o que deveriam saber ao concluir a 8ª série, foram claros e certeiros: temos que conhecer os esportes e suas regras básicas, ter gosto pela educação física para que no ensino médio possamos aprimorar os conhecimentos por ela e ter consciência do bem que causa a saúde.
As respostas dos alunos do Ensino Médio do turno da manhã foram o oposto das respostas dos alunos do turno da noite, sendo que cabe salientar que a diferença de idade não é considerável, nem a perspectiva e a vontade de concluir o ensino médio, a única diferença é que alguns do turno da noite trabalham. Quando foram indagados do que é EDF os alunos da manhã na sua grande maioria responderam que é uma disciplina importante como qualquer outra, esta deve dar condições para que o aluno conheça seu corpo, entenda os movimentos realizados por ele, proporcione estimulo em praticar outras atividades físicas, deve além de praticar, dominar, conhecer os esportes e suas regras, estudar noções básicas sobre: músculos e conceitos, e conhecer e vivenciar esportes de aventura. Também acham que deve ter avaliação, não só prática, mas também teórica.
Os alunos do noturno colocaram ser a EDF um momento importante para eles não dispõem de tempo para prática de alguma atividade física. Lamentaram ser somente um período semanal, salientaram que o que é mais interessante é o jogo em si, algumas meninas colocaram a necessidade de serem estudadas outras coisas (conhecimento do corpo: limites e possibilidades), mas não reclamaram das aulas que são ministradas.
Quanto à segunda pergunta, sobre o que deveriam saber e o quanto, quando concluírem o Ensino Médio, o turno da manhã, veio a surpreender: muitos responderam que deveriam conhecer todos os esportes, ter vivenciado cada um deles, conhecer os principais músculos do corpo para que a partir daí tenham interesse e consciência da importância de praticar atividades físicas e até mesmo cursar graduação em EDF, salientaram que é na escola que se estimula o aluno a escolha de sua profissão. Os do noturno acreditam que devam sair sabendo jogar todos os esportes e conhecer as regras dos mesmos.
É surpreendente a importância e a visão que a EDF tem para a Direção Escolar. São três professores da área, porém encontra problemas na falta por licença médica de um dos professores, o que acaba com que algumas turmas fiquem sem EDF, ela esclareceu que não gosta que outro professor dê as aulas, cada um entende de sua área, e a EDF não é um simples componente que completa a grade curricular. Acredita ser esta uma disciplina de grande importância e valia, em todos os níveis escolares, pois desperta a coordenação motora, o conhecimento do corpo, a consciência da importância da atividade física para a saúde.
A supervisão da escola foi bastante clara e curta no que se refere a importância da EDF, é uma disciplina como outra qualquer, com seus valores e princípios, que deve ser ministrada por profissional habilitado, cuja qual é norteadora para o bom desenvolvimento motor do educando.
Os profissionais da área de EDF que atuam na escola, todos formados, têm visões diferentes, dois deles classificam que a EDF tem uma importância fundamental quando trabalhada em conjunto com as demais disciplinas, deve-se trabalhar na interdisciplinareidade, citaram como exemplo o Pan2007. Ela deve ter o propósito de sanar alguns dos distúrbios de aprendizagem principalmente nas séries iniciais. Quando os indaguei sobre o que os alunos devem sair sabendo ao concluir o cada nível, não foram claros, ou não me responderam. Já o outro professor colocou que a EDF na escola é importante, e que o profissional não deve se tornar relapso, deve seguir o plano, ser um transmissor de conhecimento, ampliar o conhecimento dos alunos, proporcionando a eles a amplitude da EDF. Falta dedicação dos professores, e por isso às vezes não é reconhecido pelas outras áreas, acredita que esta situação somos nós mesmos, da área de EDF que geramos. È importante porque além de fazer o aluno pensar o faz usar o corpo para se movimentar, ou seja, é uma sincronia. Pensa que os alunos devem sair sabendo aquilo que o plano de curso propõe para cada nível, porém acha que o plano das séries iniciais deve ser melhorado, e que as aulas devem ser ministradas por profissionais da área.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir deste trabalho de pesquisa e investigação sobre a Educação Física na Escola Estadual de Educação Básica José Adolfo Maister pude perceber que a mesma tem suas diversidades entre o que pensam os profissionais da área, o que dificulta a posição dos educandos em relação os professores e a Educação Física, percebi que os mesmos trabalham de formas diferentes o que acaba acarretando em divergências entre turmas.
Também acredito que hoje os alunos estão vendo a EDF de outra forma devido o fato de como os profissionais estão atuam, ou deixando de serem relapsos e acomodados. A EDF, esta buscando seu espaço, os profissionais estão sendo indagados e com isso estão tendo que buscar formas de realizar um bom trabalho, embasamento teórico, conhecimento metodológico.
A direção contribui para que o que observei aconteça nesta escola, ou que a EDF seja vista e trabalhada de outra forma, o que é interessante ressaltar e avaliar é a formação dos profissionais em relação ao tempo, o professor que faz concluiu a graduação em um ano e é contratado realiza um trabalho diferenciado dos outros, conforme o que foi dito pelos alunos.
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
PPP. Plano Político Pedagógico. Escola Estadual de Educação Básica José Adolfo Maister. Caibaté, 2001.
Plano de Estudos em Educação Física dos níveis escolares: Educação Infantil, Educação Fundamental: séries iniciais e finais e Ensino Médio. Caibaté, 2006.


Nenhum comentário:
Postar um comentário